9 de agosto de 2010

Marcelo Camelo (MUITO) além do que se vê

Se você não é (mais um) fã fervoroso  de Los Hermanos talvez não conheça tão bem a história pessoal de cada integrante. Vou fazer um resumo bem básico, só pra te pôr a par do que eu quero te mostrar nesse post:

  • A banda formou-se originalmente com o tecladista Bruno Medina (hoje com Adriana Calcanhoto), o baterista Rodrigo Barba (atualmente na banda Canastra), e o estudante de jornalismo Marcelo Camelo. Em meados de 1997, com a entrada de Rodrigo Amarante (hoje em trabalho solo) e do baixista Patrick Laplan (hoje com a banda própria, a Eskimo) foram lançados os dois discos demos (Chora e Amor e Folia) que deram mais visibilidade à banda. 
  • Em 1999, a Los Hermanos estourou de vez, em função da música Ana Júlia. Foram dez anos de sucesso até que em 2007 eles anunciaram o recesso por tempo indeterminado - pra desespero de alguns fãs, que como eu não conseguiram ver um show da banda... 
Ok, breve histórico feito ;)

Eu sempre fui fã de Los Hermanos, principalmente pela criatividade dos caras nas letras, pela harmonia que eles conseguem entre o rock e a música brasileira - mpb e samba.
E hoje descobri mais um (criativo) talento de Marcelo Camelo, que achei o máximo.

Assisti há pouco o vídeo da entrevista dele para o projeto Creators Brasil e me surpreendi com a "Scan Art" que ele faz. Na prática, ele "tira fotos" com o scanner.
É o próprio Camelo quem explicou melhor (para a Rolling Stone Brasil - edição 29) como funciona o processo de criação:

"São [fotos] tiradas no scanner. Não tem nenhuma pós edição a não ser uma leve sintonia de cor, tipo esquentar um pouco ou esfriar um pouco, mas as loucuras são feitas alterando os próprios parâmetros da máquina antes de escanear e usando o vidro do scanner como tela."

Dá uma olhada no resultado...


Só posso dizer que A-D-O-R-E-I a idéia e o resultado!
E você, o que achou?

AH: O título desse post é uma referência à música Além do que se vê, que é disparaaaada a minha preferida do Los hermanos, curte comigo:

2 comentários:

Prof. Jônatas disse...

Oi?
Como vc. se chama? Gostei muito de seu post. Ainda não conhecia esse trabalho do Camelo. Obrigado.
Pesquiso sobre a banda já faz algum tempo. Na verdade faço um trabalho com a letra das canções, tanto do Camelo, quanto do Amarante.
Estou muito contente com os shows. Uma pena eu não morar no nordeste... Enquanto isso vou esperando eles aparecerem aqui em São Paulo.
Se tiver um tempo passa por lá!
http://decifrandoloshermanos.blogspot.com/
Abraço!

Amorim

Carla disse...

Olá Jonatas!
Me chamo Carla, você pode me conhecer um pouquinho melhor clicando no link A Chapeleira Maluca, lá em cima, nesse blog!
;)

Visitei seu blog (e já estou seguindo-o), achei muito interessante seu trabalho com a letra das músicas deles. Certamente vou acompanhar suas atualizações por lá! Também sou fãããzaça de Los Hermanos e fico na esperança de eles darem um pulinho aqui no sul do país!

Espero que você vez que outra passe por aqui para servir sua xícara de chá e trocar umas idéias, como agora!

Abração =D

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz: comenta aí!