21 de janeiro de 2011

Resta Um

Gottfried von Leibniz, filósofo e matemático alemão, numa carta de 1716, exaltava as virtudes de um passatempo que tem atravessado os séculos e, ainda hoje, continua despertando o interesse, tanto do jogador ocasional, disposto a matar meia-hora agradavelmente, quanto do estudioso, mais interessado em descobrir as leis que governam suas soluções. Seu nome é Solitaire (solitário), mas é muito mais conhecido no Brasil como Resta Um.

Sua origem é um quebra-cabeça à parte, repleto de peças que não se encaixam bem. Uma das histórias não confirmadas, porém das mais difundidas, diz que ele foi inventado por um prisioneiro encarcerado numa solitária da Bastilha, como lenitivo para seu tédio.
De uma coisa temos certeza: o tabuleiro utilizado no Solitaire é muito semelhante a outro usado em jogos mais antigos, como por exemplo o medieval Raposa e gansos e, com toda a probabilidade, evoluiu a partir dele.

Seja como for, o século XVIII já assistia à sua extraordinária difusão pela Europa. Modernamente, distinguimos dois tabuleiros de Solitaire: o inglês e o francês. Este último apresenta, em relação ao primeiro, quatro casas a mais. O inglês, tradicionalmente, é trabalhado numa única peça circular de madeira, na qual se fazem 33 concavidades e um sulco ao longo da borda.

Clássico Resta Um inglês
 Neste modelo, utilizam-se bolas de gude como peças e o sulco se destina à colocação das bolas capturadas. O modelo francês é usualmente composto de um quadrado perfurado, onde se introduzem pinos de madeira.

Embora seja muito fácil encontrar no comércio jogos de Solitaire de variados tamanhos, aspectos e preços, bastará ao leitor o diagrama e mais 32 grãos de feijão para se iniciar nos mistérios desse passatempo, que Leibniz recomendava como boa forma de exercitar o raciocínio. (*)


Quando eu era criança simplesmente adoraaaava esse jogo... e como faz muito tempo que não jogava ele resolvi pôr um gadget aqui no Chá pra que todos possamos matar o tempo (e a saudade) desse jogo tão antigo quanto legal!
Bem... o objetivo do jogo um tanto óbvio é pular um pino por cima de outro até que reste apenas um!
Instruções:
1. Para iniciar o jogo, clique em uma peça (são esses pontinhos vermelhos) que você gostaria de remover.
2. Você pode eliminar as demais peças do tebuleiro saltando sobre elas, como em um jogo de damas. Um detalhe importante é que esta é a única forma de movimentar as peças no jogo.
3.Continue saltando com as peças até que reste apenas uma!
E boa sorte!!!





(*)Vi na Super Interessante de abril de 1990.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz: comenta aí!