22 de outubro de 2011

Números...



Se lhes dou esses detalhes sobre o asteroide B 612 e lhes confio o seu número é por causa das pessoas grandes. Elas adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, as pessoas grandes jamais se interessam em saber como ele realmente é. Não perguntam nunca: "Qual o som da sua voz? Quais os brinquedos prefere? Será que ele coleciona borboletas?" Mas perguntam: "Qual a sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto seu pai ganha?" Somente assim é que elas julgam conhecê-lo.

Se dizemos às pessoas grandes: "Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado...", elas não conseguem, de modo algum, fazer idéia da casa. É preciso dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos mil reais." Então elas exclamam: "Que beleza!"

Assim, se a gente lhes disser: "A prova de que o princepezinho existia é que ele era encantador, que ele ria, e que ele queria um carneiro. Quando alguém quer um carneiro, é porque existe", elas pouco se importarão, e nos chamarão de crianças! Mas se dissermos: "O planeta de onde ele vinha é o asteroide B 612", ficarão inteiramente convencidas e não nos amolarão com perguntas. Elas são assim mesmo. É preciso não lhes querer mal por isso. As crianças têm que ter muita paciência com as pessoas grandes.

Mas, com certeza, para nós, que compreendemos o significado da vida, os números não têm tanta importância!


(Antoine de Saint-Exupéry)

1 comentários:

preta disse...

muito bommm.,,,acho uma chatice essas perguntas que não tem o porque de ser respondidas....e assim segue o mundo com perguntas e respostas que...bjos

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz: comenta aí!